Procedimentos para matricula de veteranos

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

PARTE I: Procedimentos de acesso ao sistema.

1- Pela página principal da UNICENTRO (www.unicentro.br), o aluno clica no link do “Aluno On Line”, ou diretamente pelo endereço http://www.unicentro.br/aonline. O aluno de Graduação deve clicar nesta tela no link “Graduação”, para ser direcionado à tela de logon do sistema.

Figura0000.jpg

0001.jpg

2- Para o acesso é necessário que o aluno informe o seu número do Registro Acadêmico (RA) e também sua senha pessoal, importada do sistema de vestibular para primeiro acesso e alterável pelo mesmo posteriormente. Existe ainda o procedimento de recuperação de senha no próprio site.

Figura001.jpg

Figura0001.jpg

PARTE II: Procedimentos de matrícula.

3- Dentro do ambiente do Aluno on line, o aluno deve clicar na opção MATRÍCULA, no menu lateral esquerdo. Caso esteja dentro do período de matrículas, o aluno será direcionado para a tela de opções de matrícula.

Figura 2.1.jpg

4- A tela de opções de matrícula apresenta os seguintes itens para escolha do aluno:

Incluir Disciplinas (5)

Excluir Disciplinas (6)

Trocar de Turma (7)

Visualizar Matrícula (8)

Visualizar Requerimento (9)

5- O início do processo de matrícula é no menu INCLUIR DISCIPLINAS, onde ele seleciona as disciplinas em que deseja efetuar a matrícula, sendo exibidas somente as disciplinas de acordo com a grade curricular do curso do aluno e a série que ele está cursando. Se o aluno possui dependências da série anterior (o aluno pode reprovar em até 2 disciplinas em um ano letivo que, ainda assim terá direito à progressão de série), essas disciplinas já constarão previamente selecionadas pelo sistema de matrícula nesta tela.

Figura3.1.jpg

Figura4.1.jpg

5.1 – Após a seleção das disciplinas, o aluno deve clicar no botão CONTINUAR (caso seu curso/série não tenha disciplinas optativas) ou no botão ESCOLHER TURMAS. Obs: caso hajam disciplinas optativas a serem escolhidas, ele é direcionado à tela de Inclusão de Disciplinas Optativas e/ou Específicas, e então será apresentado o botão “Escolher Turmas”.

Figura5.1.jpg

Figura6.1.jpg

Figura7.6.jpg

5.2 – A tela seguinte é a de Escolha de turma para cada disciplina, onde, de acordo com as disciplinas selecionadas no item 5, serão exibidas as turmas existentes para cadas uma, para que o aluno escolha a turma que melhor se adeque às suas necessidades.

Figura8.1.jpg

5.3 – Ao final de suas escolhas, o acadêmico clica no botão MATRICULAR. Caso a seleção de disciplinas e escolha das turmas esteja regular será apresentada a seguinte mensagem MATRÍCULA EFETUADA COM SUCESSO. Obs.: neste momento o sistema efetua a conferência de possíveis choques de horários, situação em constará uma nota com erro e o conflito de horários, sendo necessário o aluno modificar a escolha da turma; ele também verifica a existência de vagas em cada uma das turmas que o aluno escolheu. Em qualquer situação de inconsistência da seleção do aluno, é exibida uma mensagem em tela com informações do que está conflitante, e o sistema retorna à tela do item 5.2 para que sejam feitas as alterações necessárias.

Figura9.1.jpg


6 – EXCLUIR DISCIPLINAS: aqui o aluno pode remover uma matrícula anteriormente efetuada com sucesso no menu de “Incluir Disciplinas”. Basta ele marcar as disciplinas que deseja se “desmatricular” e clicar no botão “Excluir”.

7 – TROCAR DE TURMA: menu informativo que demonstra os passos para se trocar de turma. Basicamente, a troca de turma consiste na exclusão da matrícula na disciplina (item 6) e uma nova inclusão na mesma (item 5).

8 – VISUALIZAR MATRÍCULA: exibe todas as disciplinas que o aluno se matriculou.

Figura11.1.jpg

9 – VISUALIZAR REQUERIMENTO: exibe o “requerimento de matrícula” on line. Nele aparecem todas as informações de matrícula do aluno, como as disciplinas que ele está matrículado, e as disciplinas em pendência na grade de acordo com a série do aluno, em que ele não efetuou matrícula. Na listagem de disciplinas em pendência, não são exibidas disciplinas de séries posteriores do aluno (somente série atual e anteriores). Abaixo segue um exemplo de requerimento extraído do sistema.

Figura10.1.jpg

Figura12.2.jpg