Perguntas frequentes - Google Workspace Unicentro

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Dúvidas sobre o acesso

O que é o G Suite Unicentro e o que muda com este novo serviço?

O Google oferece a plataforma G Suite (antigo Google Apps) de maneira gratuita a instituições de ensino. Neste pacote está incluso o Gmail, um dos serviços de e-mail gratuito mais populares atualmente. Tendo em vista as limitações de custo e recursos técnicos na prestação do serviço de gerenciamento de e-mail institucional, a Unicentro, por meio da Coordenadoria de Tecnologia e Informação, decidiu migrar as caixas de correio eletrônico para este serviço oferecido pelo Google. A capacidade de integração entre as ferramentas oferecidas também oferece um grande avanço na prestação do serviço, característica que agrega incontáveis facilidades na execução de tarefas administrativas com o uso de planilhas, documentos de texto, armazenamento online, formulários e muitos outros recursos que já estão disponíveis a partir do acesso ao e-mail institucional.


O que muda com o G Suite 1) Forma de acesso: será feito pela página http://mail.unicentro.br, podendo ser acessado em diversos dispositivos: computadores, notebooks, tablets e smartphones;
2) Capacidade de armazenamento da caixa de correio: passa dos 150 MB do Expresso para ilimitada;
3) Mecanismos de segurança: passam a ser utilizadas as estruturas do Google de armazenamento e segurança, com um significativo impacto na economia com dispositivos antispam atualmente contratados pela universidade;
4) Pacote de ferramentas adicionais: além da conta de e-mail, serão oferecidas opcionalmente outras ferramentas do Google, como armazenamento e criação de documentos, além de agenda e conferências.


Como faço logon no e-mail da Unicentro na nova plataforma do Google?

Acesse o seguinte link mail.unicentro.br, digite seu e-mail da Unicentro [login@unicentro.br], clique em “Próximo” e em seguida digite sua senha de e-mail da Unicentro. Para mais informações, clique aqui.

Minhas mensagens da Caixa de Correio da Unicentro foram migradas para o novo ambiente? Onde posso encontrá-las? =

Sim. Suas mensagens anteriores foram migradas para sua nova Caixa de Entrada. Todas as pastas padrão do sistema ou criadas por você estão no marcador “_INBOX”, na lateral esquerda do navegador em sua tela.


Não lembro minha senha do e-mail da Unicentro, como posso fazer para recuperá-la?

Abra uma ordem de serviço pelo SGU Web solicitando a redefinição da senha e informe um endereço externo alternativo para que possamos encaminhar sua nova senha provisória. Assim que você estiver familiarizado com o novo ambiente, recomendamos fortemente que você configure um endereço alternativo em sua conta. Dessa forma você terá mais autonomia, agilidade e segurança no processo de recuperação do acesso ao seu e-mail institucional.

Meu e-mail da Unicentro tinha um alias configurado (um endereço alternativo para facilitar o envio) pelo qual eu recebia mensagens. Este alias também foi migrado?

Não. Caso julgue necessário, abra uma ordem de serviço via SGU Web informando seu endereço de e-mail e o alias que era utilizado anteriormente. Se o endereço estiver disponível na estrutura vamos fazer a configuração e avisá-lo pela própria ordem de serviço.


Sou do campus de Irati e meu endereço é @irati.unicentro.br, haverá alguma alteração no acesso ou no meu endereço?

Sim. Neste caso haverá uma mudança importante. Para poder acessar sua caixa de correio no Google, você deverá digitar seulogin@unicentro.br . Você continuará recebendo mensagens enviadas para seulogin@irati.unicentro.br sem nenhum tipo de interrupção.

Por que minhas mensagens importadas estão no marcador _INBOX?

Esta é a forma encontrada para manter o histórico de mensagens migradas do Expresso para o Gmail de maneira a não causar uma grande confusão nas caixas de correio na nova plataforma.
Note que o marcador tem uma pequena seta no lado esquerdo que abre a lista de marcadores para _INBOX.
Você pode renomear o marcador, basta clicar no ícone de Configurações e em seguida no link Marcadores.
Inbox.jpg


Gostaria de alterar meu login, é possível?

Sim. Porém, se esta alteração for feita, esteja ciente de que todas as configurações já realizadas serão perdidas: assinaturas, filtros, temas, etc. Se a alteração realmente for necessária, solicite via ordem de serviço. A alteração pode demorar até 24 horas para ser efetivada. Você pode encontrar mais informações sobre o impacto desta alteração no seguinte endereço: https://support.google.com/a/answer/2622985


Não me adaptei com a interface do Gmail, posso manter minha conta no Expresso?

Infelizmente, não. O novo serviço de gerenciamento de e-mails será o Gmail, parte integrante do G Suite, plataforma oferecida pelo Google de forma gratuita a instituições de ensino. Mas fique tranquilo, é uma questão de adaptação e que não deve levar muito tempo. Ao passo que for se acostumando com o ambiente e tendo contato com o grande número de avanços e novas ferramentas disponíveis, estamos confiantes de que você em breve estará confortável com a mudança.


Não consigo localizar algumas mensagens no Gmail que foram entregues normalmente no Expresso. O que pode ter ocorrido?

O Gmail agrupa mensagens em uma mesma entrada para conversas. Pode ser que sua mensagem esteja agrupada em uma conversa. Verifique também se acidentalmente a mensagem não foi excluída. Nesse caso, a mensagem estará na Lixeira e permanecerá disponível por 30 dias após a exclusão. Se for este o caso, basta movê-la para a sua Caixa de Entrada para restaurá-la.


Integração e outras contas

Já tenho uma conta de e-mail do Gmail. Como faço para diferenciar qual conta estou acessando?

Como a plataforma é a mesma, a interface realmente segue o mesmo padrão. Nesse caso, fique atento ao canto superior esquerdo em sua tela. Você pode localizar facilmente o logo da universidade e tirar a dúvida, como representado na imagem logo abaixo. O título do seu navegador também será "E-mail de Universidade Estadual do Centro-Oeste", também permitindo a diferenciação. Uma outra dica é utilizar temas diferentes para cada conta estabelecendo uma identidade visual para cada conta que estiver usando.
Gsuite unicentro.png


Tenho vários contatos salvos no Expresso Webmail, como faço para transferi-los para o Gmail?

Você pode exportá-los no Expresso e importá-los diretamente no Gmail. O processo é simples e rápido. Siga esse tutorial que preparamos para auxiliar nessa tarefa: Como importar seus contatos do Expresso


Mensagens lidas no Expresso Webmail permanecem como não lidas no Gmail. Por que?

Estamos trabalhando com duas estruturas em paralelo para que a transição seja feita de maneira tranquila para todos. Isso significa que as mensagens são entregues em dois lugares diferentes. Quando você lê uma mensagem em um ambiente essa ação não afeta o outro. Se você já está habituado e confortável com o uso da sua conta de e-mail no G Suite Unicentro, basta abrir uma ordem de serviço solicitando que as mensagens sejam entregues apenas na sua conta da Unicentro no Gmail.

Dicas e truques na utilização do Gmail

Como agrupar e-mails por data, assunto, remetente?

Se você estiver procurando por uma mensagem, sugerimos que utilize o campo de busca, na parte superior da tela. Em situações em que um endereço, assunto, palavras-chave ou outras variáveis se repitam, talvez o ideal seja criar um filtro e agrupar as mensagens dessa forma para que você possa acessá-las mais rapidamente no futuro.
Quando puder, reserve um tempo para assistir a este vídeo: Mudando para o Gmail


Posso criar listas de e-mail com endereços escolhidos por mim, como fazia no Expresso?

Sim. Para criar ou editar contatos, listas e grupos privados, em sua caixa de correio clique em Contatos, como ilustrado na imagem abaixo. Na tela que será aberta você terá acesso aos seus contatos e ao Diretório, que contém todos os endereços da instituição.
Contatos.jpg


Como faço para realizar buscas mais detalhadas no Gmail?

No campo de buscas, clique na seta para baixo, como mostrado na imagem logo abaixo:

Busca.png


Será mostrada uma tela como a representada abaixo com a possibilidade de configuração de busca por remetente, destinatário, intervalo, anexos, tamanho de anexos, etc.

Busca2.jpg