Olimpíada Brasileira de Informática

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática (OBMEP), Física (OBF) e Astronomia (OBA). A OBI tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por Ciência da Computação por meio de atividades que envolvem problemas, desafios e competição. A OBI é organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP (OBI, 2018a).

Os objetivos da OBI são (OBI, 2018b):

  • Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral;
  • Promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental;
  • Proporcionar novos desafios aos estudantes;
  • Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

Em todas as modalidades os alunos competem individualmente. Para mais informações consulte o site oficial da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).