Lyceum

Revisão de 13h32min de 30 de março de 2012 por Lrech (discussão | contribs) (Criou página com '== LYCEUM - Sistema de controle acadêmico == O Lyceum é um sistema utilizado para informatizar a administração de Instituições de Ensino Superior, permitindo o acompanhamen...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

LYCEUM - Sistema de controle acadêmico

O Lyceum é um sistema utilizado para informatizar a administração de Instituições de Ensino Superior, permitindo o acompanhamento e gerenciamento de atividades diversas, como o concurso vestibular, matrículas, turmas e horários de aula, emissão de listas e controle de freqüência, notas, solicitação e cobrança de serviços, provas, entre muitas outras.


Permite o acompanhamento das atividades e do desempenho do aluno desde o seu ingresso na Instituição, até a conclusão de seu curso. Tal acompanhamento pode ser realizado por funcionários habilitados e, dependendo do tipo de informação, pelos próprios alunos.


O sistema está dividido em oito módulos que trabalham de forma integrada com áreas específicas da vida acadêmica dos alunos:


- Vestibular

- Básico

- Acadêmico

- Currículos e Horários

- Controle de Freqüência

- Serviços

- Financeiro

- On-Line


Relatórios - GRADUAÇÃO

O Lyceum permite que as informações inseridas em um banco de dados próprio sejam sistematizadas e disponibilizadas ao usuário na forma de relatórios.

Tais informações podem ser acessadas por meio dos seguintes grupos de relatórios:


Acadêmico

Currículos e Horários

DIAP - Prioritariamente para uso da Divisão de Apoio Acadêmico

Documentos - Emissão de documentos

Estatísticos

Etiquetas - Emissão de etiquetas

Operacionais

PROEN - Prioritariamente para uso da Pró-Reitoria de Ensino

Relatórios Diversos


Relatórios - PÓS-GRADUAÇÃO

Lato - Lato Sensu

Stricto - Stricto Sensu


Características específicas de matrículas on line

Atualmente a UNICENTRO possui algumas situações diferenciadas de matrículas para os cursos de graduação, de acordo com as características particulares de cada curso, descritas na sequência.


1) Cursos anuais, com disciplinas anuais.

Maioria dos cursos de graduação da UNICENTRO. Nesta situação os alunos podem efetuar a matrícula, após ser disparado o processo de atualização de série, nas turmas abertas da própria série e nas dependências, até o número de 2 disciplinas pendentes de séries anteriores.


2) Disciplina ofertada em mais de uma série de um mesmo curso.

Um exemplo é no curso de Arte e Educação (550), que possui turmas semestrais e disciplinas optativas comuns a diferentes séries da grade do curso.
Sendo as turmas comuns a diferentes séries, aparecem todas as turmas como opção de escolha para o aluno. Para identificar a turma que o acadêmico deve se matricular, foi incluído na tela de escolha de turma, no cabeçalho de cada turma, a série a que ela pertence.

Escolher turma.JPG

2.1) Mesmo código de disciplina ofertada em um mesmo curso, em séries e currículos diferentes.

O problema refere-se à oferta de uma mesma disciplina, em um mesmo curso, porém, em currículos diferentes. A solução adotada foi criar um novo tipo de disciplina - DUPLA_OFERTA - na qual a turma da disciplina deste tipo será exibida como opção ao aluno SE o currículo da turma for igual ao currículo do aluno.
O código no Aluno On Line para a situação citada em 04/05/2011.
Exemplo: disciplina 0967 é ofertada para o curso de Química-Bacharelado (290), nos currículos S-03 (2ª série) e S-2011 (1ª série). Na situação anterior, apareceriam como opção de escolha de turma para o aluno tanto as da 1ª quanto da 2ª série. No novo formato, aparecerá somente como opção para o aluno a(s) turma(s) de seu currículo.


3) Cursos modulares - Educação no Campo (EC010 e EC020).

Curso que é dividido em módulos, e não em semestres.
Mesmo não tendo concluído um módulo, o aluno pode se matricular no módulo seguinte. Sendo assim, foi implementado que se considere tal situação para estes cursos.
A data de matrícula também é diferenciada do período de matrícula dos demais cursos.


4) Cursos semestrais em Geral.

Situação até 2010

Cada semestre é considerado independente do outro, no que se refere à progressão de série. A grade de cada semestre independe do outro. São efetuadas duas matrículas on line pelo aluno no ano letivo, uma no primeiro e outra no segundo semestre.


Situação a partir de 2011

Os cursos passam a ser anuais com disciplinas semestrais. A grade dos semestres é unificada, porém, continua-se com dois processos de matrícula no ano letivo, um para cada semestre.

Processo de migração entre os currículos semestrais para anuais
  • Alunos e Turmas - currículo alterado de "SEM_xx" para "S-xx", e série alterada de 2 para um dígito.
  • Turmas do 2º semestre ficam como desativadas.
  • No Aluno On Line, tela de incluir disciplinas, neste primeiro processo de matrícula do ano, serão exibidas somente disciplinas que possuam turmas criadas como semestre 0 ou 1.



5) Cursos anuais com disciplinas semestrais e com turmas ainda abertas no primeiro semestre (570 e 540/I).

Cursos da mesma Situação 3, porém, não há o fechamento de turmas do primeiro semestre. Estipula-se no Lyceum - Módulo On line, que as matrículas são referentes ao ano/período 201x/2 para que não ocorra alteração de sua matrícula do primeiro semestre.


6) Cursos de Química (280 e 290).

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química possuem turmas específicas de cada curso e turmas de núcleo comum.
Turmas específicas aparecerão com o código de turma terminando em "BACHARELADO" ou "LICENCIATURA", e somente aparecerão como opção de matrícula para o aluno do respectivo curso, e as de núcleo comum mantém a codificação normal ("QUI") e aparecerão tanto para alunos de licenciatura quando de bacharelado.


7) Cursos de Letras de Irati (150/I, 160/I e 190/I).

Disciplinas comuns aos 3 cursos possuem como código de turma a terminação "COMUMPIE" (comum a Português, Inglês e Espanhol). O mesmo ocorre para disciplinas comuns aos cursos de Letras Inglês e Letras Espanhol, onde a terminação da turma é "COMUM_IE". Demais disciplinas e turmas são específicas para cada curso.


8) Cursos na modalidade à Distância (EAD).

Não há verificação de horário de turmas, devido à característica EAD.
Também não há matrícula em disciplinas em dependência. Em caso de reprovação em disciplinas, deve haver reoferta das mesmas após o término da última série do currículo do aluno.


9) Obrigatoriedade de matrícula em disciplina em dependência.

Na opção de matrícula no Aluno On Line, após clicar na opção Incluir Disciplinas na tela de matrícula, as disciplinas da série anterior (dependências) do aluno virão previamente marcadas, desde que sejam disciplinas obrigatórias na grade curricular do curso, não podendo o aluno desmarcá-las. Também ao ao lado do nome da disciplina aparecerá o símbolo (*) indicando disciplina em dependência.

Na matrícula no primeiro semestre, serão exibidas somente disciplinas que possuam turmas criadas no sistema nos semestre 0 e 1. Da mesma forma, o aluno não poderá excluir uma matrícula já efetuada em disciplinas em dependência.

Na tela de escolha de turma, o aluno deve obrigatoriamente selecionar uma turma, caso contrário não poderá efetivar sua matrícula.
É importante ressaltar a importância de que os horários de turmas que terão alunos com dependência estejam corretamente cadastrados, pois caso contrário o aluno ficará impedido de fazer sua matrícula.

Na figura abaixo, é um exemplo de aluno da 4ª série do seu curso, com várias depedências de séries anteriores.

Incluir disc.JPG


Manual de utilização

Principais ações

Dúvidas frequentes - GRADUAÇÃO

1- Necessito desfazer o processo de aplicação de fórmulas. Não está sendo possível

Tal situação está relacionada com a quantidade de faltas cadastradas para disciplinas com determinada carga horária. Foi inserida regra, não contemplada originalmente no Lyceum, para reprovar alunos com 26 faltas em disciplinas de 102 horas. A partir desta situação, ocorre a gravação na base de dados a condição de reprovada em tais disciplinas. Caso seja necessário modificar tal condição, recomenda-se que, após a aplicação das fórmulas e a finalização do período letivo, a intervenção seja diretamente no histórico de matrículas e não mais no campo “Notas e Faltas”, do módulo acadêmico.