Uso da internet na Educação a Distância
A educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações – TICs e por sua inserção em todos os processos produtivos, cada vez mais cidadãos e instituições veem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida.
De forma simples, educação a distância significa educação independente de distâncias. Assim, considera-se que a diferença básica entre educação presencial e a distância está no fato de que, nesta, o aluno constrói conhecimento – ou seja, aprende e desenvolve competências, habilidades, atitudes e hábitos relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, não com a ajuda em tempo integral da aula de um professor, mas com a mediação de professores (orientadores ou tutores), atuando ora a distância, ora em presença física ou virtual, e com o apoio de sistemas de gestão e operacionalização específicos, bem como de materiais didáticos intencionalmente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através dos diversos meios de comunicação.
Índice
História
A EaD, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.
Tecnologias utilizadas
Na educação a distância, professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias chamadas telemáticas, como a internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação.
No passado
Há algum tempo atrás as tecnologias utilizadas para educação a distância eram:
- Cartas;
- Televisão;
- Fitas;
- Rádio;
- Fax;
- CD-ROM.
Atualmente
As principais tecnologias utilizadas atualmente são:
- Computadores;
- Smartphones;
- Moodle (ambiente de aprendizagem);
- Internet.
Internet
Na internet temos diversidade de ferramentas de interação, baixo custo e popularização, rompimento da barreira geográfica, do espaço e do tempo. Encontramos os matérias em:
- E-mail;
- Fórum de discussão;
- AVA (ambientes virtuais de aprendizado);
- Vídeo conferência;
- Chats;
- MOOCs.
As TICs e a EaD
- Comunicação e interação imediata entre professores, alunos e tutores;
- Compartilhamento de materiais didáticos e experiências entre professores, alunos e tutores;
- Realização de atividades de avaliação;
- Instrumento de pesquisa e construção do conhecimento;
- Democratização do acesso à educação.
MOOCSs
Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), muque ou moque em português, é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelo REA - Recursos Educacionais Abertos. Embora o projeto e participação em um MOOC pode ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, o MOOC normalmente não exigem pré-requisitos mas também não oferecem certificados de participação. Talvez no futuro possa haver validação por uma Universidade através de uma avaliação presencial.
Massive
- Oportunidade de atingir e explorar a capacidade de milhares de estudantes em fóruns, hangouts e em atividades moderadas de forma escalável.
Open
- Cursos geralmente gratuitos;
- Podem ter colaboração dos próprios participantes;
- Conteúdo livre (licença).
Online
- Interação;
- Atividades e conteúdos disponíveis online.
Course
- Datas de início e fim;
- Organização das atividades com feedback;
- Certificados;
- Comunidade de aprendizagem.