Rede sem fio

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

Rede sem fio Unicentro.

Índice

O que é?

A rede sem fio concebida para complementar a rede cabeada, não deve ser vista como uma rede exclusiva ou substituta à rede cabeada atual. O propósito da infraestrutura da rede sem fio é permitir acesso a rede de dados e a Internet através de dispositivos móveis e também cobrir certas áreas com ausência de infraestrutura de rede cabeada. Ela é adequada ao uso em pequenos intervalos de tempo, como consultas de email ou navegação na web. O uso para transferência de grandes arquivos, aplicações cliente-servidor ou de conexões constantes não é recomendado na rede sem fio. Essas atividades terão melhor desempenho através da rede cabeada.

Para ter acesso à Rede/Internet os computadores portáteis se conectam a um AP (Access Point, ou Ponto de Acesso) por meio de ondas de rádio. O AP esta posicionado num ponto central e estratégico, e esta conectado aos equipamentos que fornecem e controlam este acesso. Quando não existem obstáculos, os APs tem um raio de cobertura de aproximadamente 100 metros.

Quem pode usar?

O público alvo da rede sem fio são os servidores (agentes universitários e docentes) e acadêmicos.

Como ter acesso a rede sem fio?

Os servidores da Unicentro para terem acesso à rede sem fio deverão solicitar à COORTI a liberação de acesso, essa liberação é por usuário. Após isso poderá configurar o seu equipamento para utilizar a rede. Os acadêmicos para terem acesso deverão utilizar o número do RA e a senha do AlunoOnline para autenticação. Todos os acadêmicos ativos já estão habilitados para utilizar.

Configuração da rede sem fio

A configuração da rede sem fio difere se você é servidor (agente universitário e docente) ou acadêmico.


Atenção! Após o processo de configuração da rede sem fio é necessário configurar o equipamento/navegador para utilizar o servidor proxy da instituição (Proxy: proxy.unicentro.br Porta:8080).

Configuração no windows XP

Configuração no windows 7

Configuração no windows 8

Configuração no windows 10

Configuração no MAC

Configuração em Smartphones