Página de eventos da UNICENTRO

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Manual do Coordenador do Evento


O manual do coordenador do Evento, com informações detalhadas de operação, pode ser acessado no link abaixo:

.:: GUIA DO COORDENADOR - Solicitação, configuração e customização do site de eventos ::.



Eventos institucionais

Entendem-se por eventos institucionais projetos de ensino, pesquisa ou extensão relativos a seminários, semanas, congressos de estudo promovidos por setores da Unicentro.

A Coordenadoria de TI fornece o suporte tecnológico mantendo sistema automatizado de gerenciamento de inscrições com a possibilidade customização, por parte da coordenação do evento, de menus informativos, datas de inscrições, postagem de trabalhos e inscrição em atividades (minicursos, oficinas, mesas redondas), até a finalização com a publicação online dos anais do evento.

Listagem de eventos em andamento na instituição



Escolha do modelo de Site de Evento: Somente inscrição ou Site completo

Para esta escolha, o coordenador do evento deve considerar os seguintes fatores:

  • 1) O processo do evento deve estar protocolado.
  • 2) Opta-se por uma modalidade de site de evento (itens 3 e 4 abaixo) considerando-se:
    • 2.1) Número de recursos que deseja no site.
      • a) somente inscrição, ou;
      • b) além de inscrição, postagem de trabalho/resumo, inscrição em atividades (minicursos, oficinas, etc).
    • 2.2) Disponibilidade de tempo até a ativação do site.
      • a) imediata (24 horas), ou;
      • b) uma semana ou mais.

Se as respostas foram ambas "a", deve-se utilizar Somente Inscrição (item 3). Caso uma das respostas seja "b", deve-se utilizar a opção Site Completo (item 4).

  • 3) Optando-se por "Somente Inscrição" (Central de Arrecadação).

Esta categoria permite a abertura de eventos de maneira mais rápida e simples, porém, com menos recursos e autonomia no site ao coordenador. São necessários dois passos:

    • 3.1) Contatar a Diretoria Financeira para criação do evento para inscrição. Também é necessário contatar a DIRFIN para geração dos relatórios de inscritos e extrato financeiro;
    • 3.2) Contatar a Coordenadoria de Comunicação Social (COORCS) para criação do site informativo, se for o caso;

A parte informativa do evento é feita pela Coordenadoria de Comunicação Social, e a inscrição e geração do boleto fica em um site geral de geração de boletos, chamado de Central de Arrecadação. Para adição do evento na Central, deve ser contatada a Diretoria Financeira, como informado acima.


Central tela acesso.png

O acompanhamento de inscrições e pagamentos só pode ser feito mediante solicitação de relatório junto à Diretoria Financeira. Nesta categoria, a COORTI também não ofere o serviço de criação do site de anais do evento.

  • 4) Optando-se por "Site Completo" (Gerador de Site):

Esta é a opção mais completa, onde o coordenador tem controle total sobre a estrutura do site.

    • 4.1) Acessar o site http://eventos.unicentro.br/solicitacao_eventos, com usuário e senha do SGU e preencher formulário inicial;
    • 4.2) A Coordenadoria de TI processa as informações prestadas no formulário inicial e gera a estrutura básica do site;
    • 4.3) São enviadas por e-mail, ao coordenador do evento (informado no formulário inicial), os links do site e da área administrativa;
    • 4.4) O coordenador acessa a área administrativa e configura o site com as características do evento.



Informações Financeiras

Em ambas as categorias de site, serão gerados boletos para o participante efetuar o pagamento. Esse boleto poderá ser pago em qualquer agência da rede bancária.

Cada evento tem um código de identificação dentro do sistema financeiro. O valor pago pelo participante através do boleto é creditado na conta bancária da Unicentro, porém identificado pelo código do evento. Dessa maneira, mesmo sendo em uma conta geral da instituição, os valores pagos direcionados ao evento são identificados no módulo financeiro do SGU.

O retorno do banco em relação a boletos pagos se dá em um período entre 24 e 48 horas. Assim que ocorre, tanto o coordenador quanto o participante tem a informação no site do evento.


Modelos de Site Completo

O site completo pode ser utilizado para o controle de eventos científicos, bem como de inscrições em programas de pós-graduação.



Criação do site de anais do evento

  • Pré-requisitos
    • Os trabalhos necessariamente tem que estar avaliados via sistema (mediante o uso do site completo, status de avaliação "aceito").
    • Devem ser enviadas, via Ordem de Serviço (SGUWeb), as informações adicionais do site (Apresentação, Corpo Editorial, Informações de contato, edições anteriores, etc).
    • Não é possível acrescentar trabalhos que não tenham sido postados/avaliados pelo site do evento.


I M P O R T A N T E: A COORTI não oferece mais o serviço de criação de aplicação para gravação de anais em CD. Os anais publicados no endereço da Unicentro são mantidos por prazo indeterminado, podendo ser solicitada a remoção apenas pelos responsáveis pelo evento (departamentos, setores, etc), mediante justificativa.

Índice geral de pesquisa dos anais online

No índice abaixo encontram-se disponíveis os trabalhos dos eventos que optaram por esse meio de publicação.

http://anais.unicentro.br


Controle de presença com leitor de código de barras

O controle de presença com leitor de código de barras exige a utilização da modalidade "Site completo" para acesso às informações dos participantes e geração dos crachás com código de barras. Para mais informações, consulte a equipe de suporte. Para informações sobre o padrão de etiqueta a ser utilizado, veja o FAQ.


Sistema de Eventos - Ajuda (Participante e Avaliador)

Descrição geral sobre o sistema de eventos. Acesse: Ajuda do Sistema de Eventos

Dúvidas mais frequentes

Avaliação de Trabalhos

Não aparece nenhum resumo para selecionar quando clico no botão Selecionar Resumos

Para um resumo ser classificado como selecionável para um avaliador, ele deve atender alguns pré-requisitos, indicado abaixo:|

  1. O resumo não deve estar aberto para edição pelo autor: quando um participante posta o resumo pela primeira vez, por padrão o sistema permite que ele faça alterações neste arquivo em um prazo de 3 (três) dias. Nesse período, o resumo não fica disponível para avaliação, considerando que podem ser feitas mudanças.
  2. O pagamento do boleto do participante deve estar confirmado: enquanto não houver confirmação de pagamento da inscrição do participante, o resumo não fica disponível para avaliação.
  3. A grande área de conhecimento selecionada no resumo deve ser a mesma grande área de conhecimento do avaliador: quando efetua-se o cadastro do avaliador, associa-se o mesmo a um comitê, que por sua vez deve ter definida a grande área de conhecimento.
  4. O CPF do autor ou dos co-autores do trabalho não pode ser o mesmo CPF do avaliador: um avaliador não pode avaliar um trabalho que ele faça parte.