Lyceum

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

LYCEUM - Sistema de controle acadêmico

O Lyceum é um sistema utilizado para informatizar a administração de Instituições de Ensino Superior, permitindo o acompanhamento e gerenciamento de atividades diversas, como o concurso vestibular, matrículas, turmas e horários de aula, emissão de listas e controle de frequência, notas, solicitação e cobrança de serviços, provas, entre muitas outras. Permite o acompanhamento das atividades e do desempenho do aluno desde o seu ingresso na Instituição, até a conclusão de seu curso. Tal acompanhamento pode ser realizado por funcionários habilitados e, dependendo do tipo de informação, pelos próprios alunos.

Atualmente, o sistema Lyceum é responsável por toda a gestão acadêmica tanto da graduação quanto de cursos de pós-graduação. Ele é dividido em oito módulos, que trabalham de forma integrada com áreas específicas da vida acadêmica dos alunos:

  • Básico: cadastros básicos da instituição, como Cursos, Professores, Unidades Administrativas, períodos letivos.
  • Currículos e Horários: cadastros de situações específicas de períodos letivos (calendário, turmas) e currículos.
  • Acadêmico: cerne de informações do acadêmico, como avaliações, frequências e histórico escolar.
  • Vestibular: informações de ingresso do aluno, como forma de ingresso, notas de vestibular.
  • On-Line: controle de acesso ao serviços web Aluno On Line e Docente On Line.
  • Outros módulos: Controle de Freqüência, Serviços, Financeiro.

PROBLEMAS RESOLVIDOS

TURMAS-PROVAS. Não copia provas quando copio uma turma

  • Problema: quando se cria uma nova turma com a opção de cópia de uma anterior, os dados de provas não são copiados em algumas situações.
  • Solução: isto acontece quando quando o registro de prova tem a informação de data de divulgação mas não tem preenchida a informação de data de prova; esta disparidade acontece em decorrência de atualização coletiva de datas de divulgação de provas através do banco de dados, uma vez que na interface do sistema existem regras de tratamento.



GRADUAÇÃO

Rematrícula de Veteranos

Clique aqui para instruções sobre os procedimentos de matrícula de alunos veteranos da Graduação.



Docente Online Graduação

O docente online é a página onde os professores efetuam o cadastro das notas e faltas dos alunos matriculados em suas respectivas disciplinas. | Clique aqui para acessar.


Primeiro acesso

O acesso ao Docente Online é obtido junto ao respectivo Setor de Conhecimento de cada docente. | Clique aqui


Dúvidas sobre o Setor de Conhecimento.

Entrar em contato com o Departamento Pedagógico. | Clique aqui


Alteração da senha.

A alteração da senha poderá ser solicitada ao Setor de Conhecimento que criou ou no próprio ambiente do docente online.


Cadastro de notas.

Acessar o campo Lançar/Alterar NOTAS. As notas devem ser cadastradas com valores entre 0 (zero) e 10 (dez), com até duas casas decimais. Cada aluno matriculado possui três campos para cadastro de notas: P1 (corresponde ao primeiro semestre), P2 (corresponde ao segundo semestre) e Ex (destinado ao cadastro das notas dos exames). Obs.: As disciplinas semestrais possuem apenas P1 e Ex. Após lançar as notas, basta clicar no campo Lançar/Alterar, no canto inferior direito da tela.


Cadastro de faltas.

Acessar o campo Lançar/Alterar FREQUÊNCIA. As faltas devem ser cadastradas com valores entre 0 (zero) até o total da carga horária da disciplina. Cada aluno matriculado possui dois campos para cadastro de faltas: F1 (corresponde ao primeiro semestre) e F2 (corresponde ao segundo semestre), exceto as disciplinas semestrais que possuem apenas F1. Após lançar as faltas, basta clicar no campo Lançar/Alterar, no canto inferior direito da tela.


Período para efetuar os cadastros.

Os cadastros podem ser efetuados desde o início do período letivo de cada ano até o seu fechamento, conforme calendário acadêmico, definido pelo CEPE anualmente. Obs.: após o fechamento do sistema, as alterações só poderão ser efetuadas por meio de Guia de Manutenção de Notas, apresentada na Divisão de Apoio Acadêmico - DIAP, responsável pelo curso.


Verificação das Notas/faltas lançadas.

Após lançar as notas e faltas e clicar no campo salvar, é possível verificar e imprimir o trabalho realizado. Para tanto basta clicar em IMPRIMIR, no canto superior direito da tela.

Obs.: após a DIAP disparar o processo de finalização das turmas, quando os alunos passam a constar como aprovados, reprovados ou em exame, este é o relatório indicado para a verificação da situação das notas, faltas e situação dos alunos.


Relatórios - GRADUAÇÃO

O Lyceum permite que as informações inseridas em um banco de dados próprio sejam sistematizadas e disponibilizadas ao usuário na forma de relatórios. Estes são agrupados em macro conjuntos de relatórios, de acordo com a finalidade ou setor administrativo que fará uso dos mesmos. Os grupos de relatórios atualmente são:


Características especiais de rematrícula na Graduação

Atualmente a UNICENTRO possui algumas situações diferenciadas de matrículas para os cursos de graduação, de acordo com as características particulares de cada curso, descritas na sequência.


1) Cursos anuais, com disciplinas anuais.

Maioria dos cursos de graduação da UNICENTRO. Nesta situação os alunos podem efetuar a matrícula, após ser disparado o processo de atualização de série, nas turmas abertas da própria série e nas dependências, até o número de 2 disciplinas pendentes de séries anteriores.


2) Disciplina ofertada em mais de uma série de um mesmo curso.

Um exemplo é no curso de Arte e Educação (550), que possui turmas semestrais e disciplinas optativas comuns a diferentes séries da grade do curso.
Sendo as turmas comuns a diferentes séries, aparecem todas as turmas como opção de escolha para o aluno. Para identificar a turma que o acadêmico deve se matricular, foi incluído na tela de escolha de turma, no cabeçalho de cada turma, a série a que ela pertence.

Escolher turma.JPG

2.1) Mesmo código de disciplina ofertada em um mesmo curso, em séries e currículos diferentes.

O problema refere-se à oferta de uma mesma disciplina, em um mesmo curso, porém, em currículos diferentes. A solução adotada foi criar um novo tipo de disciplina - DUPLA_OFERTA - na qual a turma da disciplina deste tipo será exibida como opção ao aluno SE o currículo da turma for igual ao currículo do aluno.
O código no Aluno On Line para a situação citada em 04/05/2011.
Exemplo: disciplina 0967 é ofertada para o curso de Química-Bacharelado (290), nos currículos S-03 (2ª série) e S-2011 (1ª série). Na situação anterior, apareceriam como opção de escolha de turma para o aluno tanto as da 1ª quanto da 2ª série. No novo formato, aparecerá somente como opção para o aluno a(s) turma(s) de seu currículo.


3) Cursos modulares - Educação no Campo (EC010 e EC020).

Curso que é dividido em módulos, e não em semestres.
Mesmo não tendo concluído um módulo, o aluno pode se matricular no módulo seguinte. Sendo assim, foi implementado que se considere tal situação para estes cursos.
A data de matrícula também é diferenciada do período de matrícula dos demais cursos.


4) Cursos semestrais

Situação até 2010

Cada semestre é considerado independente do outro, no que se refere à progressão de série. A grade de cada semestre independe do outro. São efetuadas duas matrículas on line pelo aluno no ano letivo, uma no primeiro e outra no segundo semestre.


Situação a partir de 2011

Os cursos passam a ser anuais com disciplinas semestrais. A grade dos semestres é unificada, porém, continua-se com dois processos de matrícula no ano letivo, um para cada semestre.

Processo de migração entre os currículos semestrais para anuais
  • Alunos e Turmas - currículo alterado de "SEM_xx" para "S-xx", e série alterada de 2 para um dígito.
  • Turmas do 2º semestre ficam como desativadas.
  • No Aluno On Line, tela de incluir disciplinas, neste primeiro processo de matrícula do ano, serão exibidas somente disciplinas que possuam turmas criadas como semestre 0 ou 1.



5) Cursos anuais com disciplinas semestrais e com turmas ainda abertas no primeiro semestre (570 e 540/I).

Cursos da mesma Situação 3, porém, não há o fechamento de turmas do primeiro semestre. Estipula-se no Lyceum - Módulo On line, que as matrículas são referentes ao ano/período 201x/2 para que não ocorra alteração de sua matrícula do primeiro semestre.


6) Cursos de Química (280 e 290).

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química possuem turmas específicas de cada curso e turmas de núcleo comum.
Turmas específicas aparecerão com o código de turma terminando em "BACHARELADO" ou "LICENCIATURA", e somente aparecerão como opção de matrícula para o aluno do respectivo curso, e as de núcleo comum mantém a codificação normal ("QUI") e aparecerão tanto para alunos de licenciatura quando de bacharelado.


7) Cursos de Letras de Irati (150/I, 160/I e 190/I).

Disciplinas comuns aos 3 cursos possuem como código de turma a terminação "COMUMPIE" (comum a Português, Inglês e Espanhol). O mesmo ocorre para disciplinas comuns aos cursos de Letras Inglês e Letras Espanhol, onde a terminação da turma é "COMUM_IE". Demais disciplinas e turmas são específicas para cada curso.


8) Cursos na modalidade à Distância (EAD).

Não há verificação de horário de turmas, devido à característica EAD.
Também não há matrícula em disciplinas em dependência. Em caso de reprovação em disciplinas, deve haver reoferta das mesmas após o término da última série do currículo do aluno.


9) Obrigatoriedade de matrícula em disciplina em dependência.

Na opção de matrícula no Aluno On Line, após clicar na opção Incluir Disciplinas na tela de matrícula, as disciplinas da série anterior (dependências) do aluno virão previamente marcadas, desde que sejam disciplinas obrigatórias na grade curricular do curso, não podendo o aluno desmarcá-las. Também ao ao lado do nome da disciplina aparecerá o símbolo (*) indicando disciplina em dependência.

Na matrícula no primeiro semestre, serão exibidas somente disciplinas que possuam turmas criadas no sistema nos semestre 0 e 1. Da mesma forma, o aluno não poderá excluir uma matrícula já efetuada em disciplinas em dependência.

Na tela de escolha de turma, o aluno deve obrigatoriamente selecionar uma turma, caso contrário não poderá efetivar sua matrícula.
É importante ressaltar a importância de que os horários de turmas que terão alunos com dependência estejam corretamente cadastrados, pois caso contrário o aluno ficará impedido de fazer sua matrícula.

Na figura abaixo, é um exemplo de aluno da 4ª série do seu curso, com várias depedências de séries anteriores.

Incluir disc.JPG


Manual de utilização

Principais ações

FAQ - Dúvidas mais comuns

1- Fórmulas. Necessito efetuar a modificação das fórmulas que processam as notas dos alunos

Tal situação está relacionada com a quantidade de faltas cadastradas para disciplinas com determinada carga horária. Foi inserida regra, não contemplada originalmente no Lyceum, para reprovar alunos com 26 faltas em disciplinas de 102 horas. A partir desta situação, ocorre a gravação na base de dados a condição de reprovada em tais disciplinas. Caso seja necessário modificar tal condição, recomenda-se que, após a aplicação das fórmulas e a finalização do período letivo, a intervenção seja diretamente no histórico de matrículas e não mais no campo “Notas e Faltas”, do módulo acadêmico.


2- Novo ingresso. Ocorre erro para a inserção de novo registro de aluno

O erro ocorre devido a ausência de senha para o aluno a ser cadastrado. Para a operação que utiliza a cópia de um registro já existente é necessário inserir uma senha anteriormente à cópia das informações. Para a inserção dos alunos sem a utilização de tal ferramente o sistema irá gerar uma senha automaticamente.


3- RA. Necessito modificar o Registro Acadêmico do aluno

1) A primeira coisa em mente é que o RA é uma chave que identifica o aluno no sistema, portanto, não é possível a simples edição do valor deste campo.

2) É mantido um vínculo do aluno com o sistema de inscrições através dos dados que constam na aba "Dados Acadêmicos", nas informações de ingresso, com os campos Concurso e Candidato. Caso proceda a tentativa de inserção de um segundo aluno com o mesmo número de Candidato de concurso, irá ocorrer erro. Então, antes de mais nada, edite o aluno, apague o valor nestes campos e grave. ATENÇÃO: anote esses valores para cadastrar no novo registro do aluno.

3) Para alterar, ainda na tela do cadastro do aluno, e com a tela exibindo os dados deste aluno, clicar no botão "Inserir registro (manter os dados atuais)", ou a sequência de teclas "Alt+Insert".

4) Altera-se o número do RA para o desejado, cadastra-se o número do candidato e concurso na aba "Dados acadêmicos" (aqueles anotados no item 2) e Grava as alterações.

5) Busca-se o registro anterior e apaga-o.


PÓS-GRADUAÇÃO

Docente On Line Pós-graduação

O docente online é a página onde os professores efetuam o cadastro das notas e faltas dos alunos matriculados em suas respectivas disciplinas. | Clique aqui para acessar.


Primeiro acesso

O acesso ao Docente Online é obtido junto ao setor de Pós-graduação (Lato Sensu). Ou Junto às secretarias dos cursos (Stricto Sensu). | Clique aqui


Alteração da senha.

A alteração da senha poderá ser efetuada pelo mesmo setor que criou no próprio ambiente do docente online.


Cadastro de notas.

Acessar o campo Lançar/Alterar NOTAS. Nos cursos de Pós-graduação são lançados conceitos (A, B, C ou D).


Cadastro de faltas.

Acessar o campo Lançar/Alterar FREQUÊNCIA. As faltas devem ser cadastradas com valores entre 0 (zero) até o total da carga horária da disciplina.


Período para efetuar os cadastros.

Os cadastros podem ser efetuados desde o início do período letivo de cada ano até o seu fechamento, conforme calendário acadêmico, ou definição do setor de Pós-graduação.


Relatórios - PÓS-GRADUAÇÃO


Informações sobre códigos e tabelas auxiliares em uso

Códigos no Lyceum

Campo Formato Exemplos
Registro Acadêmico (RA) <Cod.Curso><Ano_ingresso><Forma_de_ingresso><Sequencial><Mnemonico_polo> onde:

- Código do curso: inicia-se com os caracteres ESP (especialização) ou MSC (mestrado) mais 3 dígitos, conforme cadastro do curso. Omite-se qualquer outro sufixo existente.
- Ano de Ingresso: 2 dígitos.
- Forma de Ingresso: é o tipo de ingresso, por inscrição (1) ou seleção (2).
- Mnemônico do polo: nos casos de curso de EAD, ou queira identicar o campus.

ESP912132006AP

ESP315121015

MSC011132005


Tabela de Mnemônicos de Polos e Campi

Dúvidas frequentes

1- Dificuldades para emissão do certificado de conclusão.

Nas situações em que a disciplina consta no histórico do aluno, todavia, no momento da emissão do relatório a referida disciplina é omitida, o problema está relacionado com as informações cadastradas no histórico escolar do aluno e da turma cadastrada no Módulo Currículos e Horários, do Lyceum. O relatório foi elaborado de forma a utilizar informações cadastradas na turma. Desta forma, para emissão de todas as disciplinas, os campos ANO, SEMESTRE, DISCIPLINA e TURMA devem ser idênticos, tanto no cadastro da turma quanto do histórico de disciplinas do aluno.

2- Tenho dúvida sobre a busca de determinado item no Sistema Lyceum.

No caso de dúvida de busca no Sistema Lyceum, existem algumas opções para facilitar o trabalho:

A- utilizar o "%" (porcentagem) para uma sequência de caracteres.

B- utilizar o "_" (underline) para um único caracter.

C- utilizar apenas as primeiras letras do item que se faz a busca.

Exemplificando:

A) Buscar o município "Ampére", utilizando o "%"- "Am%re", retornaria todos os municípios que iniciam com "Am" e terminar com "re";


B) Buscar o município "Ampére", utilizando o "_" - "Amp_re", retornaria todos os municípios que tivessem a sequência "Amp" e "re", com exceção do quarto caractere, que poderia ser qualquer variação.

C) Buscar o município "Ampére", utilizando as três primeiras letras "Amp", retornaria todos os municípios com os três primeiros caracteres "Amp".


3- A disciplina inserida no Histórico de Matrículas não consta no histórico impresso

- Verifique atentamente que deve estar faltando alguma informação. No caso de disciplinas cursadas em outra instituição, se faz necessário informar o turma. Sugerimos que seja informada a turma "APROVEITAMENTO", ou outro nome, que venha a auxiliar inclusive no controle das disciplinas externas.

ALUNO ONLINE

O que é

- O aluno online é a página onde os alunos da Unicentro consultam suas informações acadêmicas, principalmente o histórico escolar, notas e faltas. Existe um endereço para os alunos dos cursos de graduação e outro para os alunos dos cursos de Pós-graduação.

| Aluno online Graduação

| Aluno online Pós-graduação

Primeiro acesso

Para o primeiro acesso ao aluno online é necessário informar a matrícula (RA) e a senha. A senha inicial é a mesma informada no vestibular (alunos de Graduação) e no ato da inscrição para o curso (Alunos de Pós-graduação).

Alteração/recuperação de senha

Caso o aluno não lembre sua senha, existe uma ferramenta para sua recuperação na própria página do aluno online. Para efetuar tal procedimento basta informar o número do RA e o número do CPF, que uma mensagem com a nova senha será enviada para seu endereço de e-mail. Caso tal procedimento não seja possível por algum motivo, é possível solicitar a modificação da senha, entrando em contato com o setor acadêmico responsável pelo seu curso, cujo número de telefone também consta na página do aluno online. Os alunos dos cursos Stricto Sensu devem entrar em contato com a secretaria responsável pelo seu curso. Após acessar, é possível ao aluno modificar sua senha substituindo por uma nova, com no mínimo quatro dígitos.

Consulta - notas e faltas

Após efetuar o acesso, é possível consultar as notas e as faltas do período letivo vigente, nos campos Notas e Frequência e também no campo Faltas. Após o encerramento do período letivo, as notas e a frequência passam a ser acessadas no campo Histórico Escolar, conforme figuras abaixo.

Após o encerramento do período de matrículas, as disciplinas matriculadas também devem ser visualizadas nos Notas e Frequência ou Faltas, pois a área matrícula não estará mais disponível.

Notas faltas2.jpg                                  Notas faltas3.jpg    

Clique aqui

MNEMÔNICOS DOS CURSOS

# UNIDADE NOME COMPLETO MNEMONICO
GRADUAÇÃO
MNEMONICO
POS-GRADUAÇÃO
1. APUCARANA Polo de Apucarana AP AP
2.
ASSAI Polo de Assaí AS
3.
ARAPONGAS Polo de Arapongas AR
4.
ASTORGA Polo de Astorga AT AT
5.
BELA VISTA DO PARAÍS Polo de Bela Vista do Paraíso BV
6.
BITURUNA Polo de Bituruna BI BT
7.
CAMPO LARGO Polo de Campo Largo CL
8.
CÂNDIDO DE ABREU Polo de Cândido de Abreu CB
9.
CEDETEG Campus Universitário CEDETEG C C
10.
CÉU AZUL Polo de Céu Azul CA CA
11.
CHOPINZINHO Extensão Universitária de Chopinzinho CH CH
12.
COLOMBO Polo de Colombo CL
13.
CONGONHINHAS Polo de Congonhinhas CN CN
14.
CORONEL VIVIDA Extensão Universitária de Coronel Vivida CV
15.
CRUZEIRO_OESTE Polo de Cruzeiro do Oeste CO
16.
CURITIBA Polo de Curitiba CT
17.
DOIS VIZINHOS Polo de Dois Vizinhos DV DV
18.
ENGENHEIRO_BELTRAO Polo de Engenheiro Beltrão EB
19.
FAXINAL Polo de Faxinal FX FX
20.
FLOR DA SERRA DO SUL Polo de Flor da Serra do Sul FS FS
21.
FOZ DO IGUAÇU Polo de Foz do Iguaçu FI FI
22.
GOIOERÊ Polo de Goioerê GE GE
23.
GUARANIAÇU Polo de Guaraniaçu GU
24.
GUARAPUAVA Campus Universitário Santa Cruz GP
25.
GUARAPUAVA Polo de Guarapuava GP GP
26.
IBAITI Polo de Ibaiti IB
27.
IPIRANGA Polo de Ipiranga IP
28.
IRATI Campus Universitário de Irati I I
29.
IRETAMA Polo de Iretama IM IM
30.
ITAMBE Polo de Itambé IT IT
31.
IVAIPORA Polo de Ivaiporã IV IV
32.
JACAREZINHO Polo de Jacarezinho JA
33.
LAPA Polo de Lapa LP
34.
LARANJEIRAS DO SUL Extensão Universitária de Laranjeiras do Sul L
35.
LARANJEIRAS Polo de Laranjeiras do Sul LS
36.
LONDRINA Polo de Londrina LO
37.
MALLET Extensão Universitária de Mallet M
38.
NOVA TEBAS Polo de Nova Tebas NT NT
39.
PALMEIRA Polo de Palmeira
40.
PALMITAL Polo de Palmital PL PL
41.
PARANAGUA Polo de Paranagua PA
42.
PARANAVAÍ Polo de Paranavaí PI
43.
PATO BRANCO Polo de Pato Branco PB PB
44.
PINHÃO Polo de Pinhão PI PN
45.
PITANGA Extensão Universitária de Pitanga P P
46.
PONTA GROSSA Polo de Ponta Grossa PG PG
47.
PRUDENTÓPOLIS Extensão Universitária de Prudentópolis PR PR
48.
PRUDENTÓPOLIS Polo de Prudentópolis PR PR
49.
RESERVA Polo de Reserva RS
50.
SANTO ANTONIO DO SUD Polo de Santo Antônio do Sudoeste SA SA
51.
STO_ANTONIO_SUDOESTE Polo de Santo Antônio do Sudoeste SA SA
52.
SAO_JOAO_BOA_VISTA Polo de São João da Boa Vista SJ
53.
SÃO JOÂO DO IVAÍ Polo de São João do Ivaí SJ
54.
SAO_MATEUS Polo de São Mateus SM
55.
SARANDI Polo de Sarandi SR
56.
TAMARANA Polo de Tamarana TA
57.
TELEMACO_BORBA Polo de Telêmaco Borba TB
58.
UBIRATA Polo de Ubiratã UB
59.
UMUARAMA Polo de Umuarama UM