FAP

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA FAP

Requisitos mínimos

 Para o correto funcionamento do FAP é necessário:
 CPU: Processador 400mhz, ou superior (recomendado: 800mhz)
 Memória RAM: 64MB, ou superior (recomendado: 128MB)
 Sistema Operacional: Windows 98, ME, 2K ou XP
 Espaço em Disco: 50MB disponível.(Recomendado 70MB).
 Conexão com a Internet: Atualização automática do sistema, instalação de demandas e envio de propostas

Como instalar o FAP

 No final da página http://www.finep.gov.br/formularios_manuais/fap.asp clique no link “Formulário” e, em seguida, escolha um local e clique em “Salvar”.
 No local escolhido, clique no arquivo “Instalação_FAP.exe” e siga as instruções do Assistente.
 O FAP se auto-instala no C:Arquivos de Programas/FINEP/FAP. Nesse Diretório, clique no arquivo “FAP.exe” ou acesse o FAP através do atalho no Iniciar/Programas/FAP/ FAP.
 A primeira tela solicita a escolha de uma demanda. 

Como instalar uma Demanda

 Demanda é o nome genérico aplicado as modalidades de Chamadas Públicas e Encomendas. Na primeira janela do FAP, são oferecidas todas as opções existentes no FAP. 
 Procure a Demanda que lhe interessa, clique na linha correspondente e em seguida, em “Escolher”. Caso a demanda desejada não conste da primeira tela, use os filtros na parte inferior da janela.
 Escolha Chamada Pública, Carta-Convite ou Encomenda e em seguida escolha o Tipo de Fundo.
 Escolhidas as opções, clique em “Filtrar”, e em seguida clique na Demanda escolhida para prosseguir.
 
 NOTA: A atualização automática Não é necessário instalar um FAP para cada formulário. O programa fica instalado na máquina e basta clicar em “Instalar Outra Demanda” para acessar um novo formulário.
 Ao faze-lo, a máquina deverá estar conectada à Internet, para baixar os arquivos que configuram o FAP para a demanda escolhida. O FAP conta ainda com o recurso de atualizações automáticas que são feitas de
 forma imperceptível para o cliente. Estas atualizações compreendem: correções de problemas do FAP, correções de dados cadastrais, correções de erros de demandas e a disponibilização de novas demandas.
 Por isso é importante que, pelo menos no momento de abrir o FAP, o computador esteja conectado à Internet, para que o programa verifique a existência de atualizações e as instale.
 A cada demanda nova instalada será solicitado o cadastramento do usuário. O endereço informado ficará registrado como o e-mail de contato para qualquer comunicação relativa ao FAP que a FINEP precise fazer. 
Feito o cadastramento, abre-se uma pequena janela aonde novamente será necessário escolher a demanda. Nessa lista aparecem apenas as demandas já instaladas no computador. 
Caso a demanda desejada não conste, Clique em “Instalar Outra Demanda” e siga o procedimento descrito acima. Para mudar de Demanda sem sair do FAP, clique no ícone do Gerenciador de Demandas.

Como criar uma nova proposta

 Escolhida a demanda, abre-se a primeira tela do FAP. Para criar uma nova proposta clique no ícone do Gerenciador de Propostas localizado na barra de menus, para abrir a tela onde se pode escolher entre 
 criar uma nova proposta ou importar uma previamente preenchida. Clique em “Nova” para criar uma nova proposta. Siga as instruções da tela para cadastrar a entidade proponente e a executora do projeto. 
 Caso a entidade não esteja cadastrada, clique no ícone do Manual e procure dentro do item A1,
 a linha “Cadastro de Instituições” (ou Cadastro de Empresas, dependendo da demanda) para obter as instruções para o preenchimento dos campos.
 A seguir deverá ser criada uma sigla para o projeto. Salve. A partir desse momento, siga as instruções do Manual de Preenchimento do FAP. 
 Sugere-se fortemente a impressão do Manual do FAP antes de iniciar o preenchimento do Formulário. Para tanto, abra o Manual, clique na tela com o botão direito do mouse e escolha imprimir. 

Como abrir uma proposta existente

 Para abrir uma proposta existente escolha a proposta desejada na lista da tela do Gerenciador de Propostas e clique no botão ”Abrir”.
 Para que as propostas estejam na lista é necessário que já tenham sido criadas ou previamente importadas, e sejam da mesma demanda do formulário aberto. 
 Se foi escolhida uma Chamada Pública do CT-INFRA não constarão da lista propostas de uma Chamada do CT-AGRO, por exemplo. Para fechar a proposta, clique em Fechar Proposta.


Como importar uma proposta


 A proposta, completa ou não, pode ser salva em meio magnético para ser completada em outro computador, ou enviada por e-mail, etc.
 Para importar uma proposta é necessário que a demanda em que foi criado o arquivo da proposta esteja instalada e ativa.
 Caso outra versão da proposta conste da lista, será necessário excluí-la antes da importação. 
 Ao importar uma proposta, a mesma estará disponível para preenchimento no mesmo estágio em que se encontrava na última vez em que foi exportada. 
 Assim, não é possível duas pessoas trabalharem simultaneamente na mesma proposta, pois uma delas deverá ser descartada.

Como exportar uma proposta existente

 Para gerar um arquivo da proposta contendo todos os dados existentes, passível de ser trabalhado em outro computador, é necessário “Exportar” a proposta. 
 O arquivo de exportação é criptografado, podendo ser aberto apenas no próprio FAP. 
 Para realizar o procedimento, escolha, na tela do Gerenciador de Propostas, a proposta que deseja exportar. 
 Clique no botão “Exportar” e escolha um local para salvar o arquivo.

Como excluir uma proposta

 Como o procedimento de exclusão não pode ser anulado, o programa solicitará uma confirmação antes de executá-lo.
 Ao excluir uma proposta todas as informações referentes à ela serão excluídas, mas o programa manterá os
 dados cadastrais das instituições envolvidas, que ficarão disponíveis para uso em outras propostas.

Verificando pendências

 Para que a proposta não venha incompleta o FAP a verifica item por item. A verificação de pendências é interativa, levando o usuário diretamente ao campo do formulário onde foi encontrado o erro.
 Para acesso à tela de verificação de pendências basta clicar no botão localizado na parte superior no FAP.
 Nessa tela, as bolinhas verdes indicam que o campo foi preenchido corretamente. 
 As partes da proposta que necessitam verificação estarão indicadas com uma bolinha vermelha.
 Ao aplicar um duplo-clique sobre a linha contendo a bolinha vermelha, o FAP abre a tela que precisa de correção. O campo que contém o erro estará destacado em vermelho.

Imprimindo sua proposta

 A tela de impressão de propostas é preparada para imprimir a proposta completa ou apenas partes selecionadas.
 É possível também pré-visualizar os relatórios.

Enviando sua proposta para a FINEP

 Para o envio eletrônico de propostas para a FINEP é necessário estar conectado na Internet.
 Clique no ícone “Verificação de Pendências”. Enquanto houver campos por preencher, valores não distribuídos no cronograma ou inconsistências, o FAP não enviará a proposta.
 Terminada a verificação, clique em “Enviar Proposta” e a seguir, em “Gerar Arquivo de Proposta” para salvar (exportar) a proposta em uma pasta do computador.
 Feita a exportação, o programa abre a página de envio de propostas. Procure o arquivo da proposta recémexportada e clique em “Enviar Proposta”. 
 Será gerado o Recibo Eletrônico. O recibo fica guardado no programa e pode ser impresso a qualquer momento, bastando clicar em “Enviar Proposta”para acessá-lo.