Cafe

De Wikiunicentro
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

CAFe - Comunidade Academica Federada

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.

As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedoras de identidade (IdP) - que é o caso da UNICENTRO - e como provedoras de serviço (SP). A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.

A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais. Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino a distância e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.


IDP Unicentro

No caso da Unicentro, que está homologada como provedora de identidade (IDP) junto à CAFe, os dados de autenticação de usuários são:

Os dados informados à federação são criptografados, e somente de usuários ativos nos sistemas acima informados.


Tempo de sincronismo

O sincronismo das credenciais das bases da Unicentro com o CAFe não é em tempo real, existem mecanismos automatizados que são executados conforme um agendamento predeterminado. Assim sendo, observe que quando você altera sua senha, ou você tem um cadastro recém criado na instituição, algumas vezes deverá aguardar um período até que o sincronismo se efetive.

  • Se você alterou sua senha, seja no SGU ou no Lyceum, o tempo para sincronismo é de até 1 hora;
  • Se você teve suas credenciais recentemente criadas (novo cadastro no SGU ou Lyceum), o tempo para sincronismo é de até 24 horas.


Recuperar dados de acesso

Caso não se recorde dos seus dados para acesso, verifique os procedimentos em um dos links abaixo:




Como autenticar-se na CAFe

  • Quando um serviço tiver a opção de acesso federado, ele apresentará um ícone ou instruções para autenticação pela CAFe. Abaixo dois exemplos de serviço com a opção.

Cafe login periodicos.jpg

Cafe login filesender.jpg


  • Se você deseja saber se possui acesso federado pela CAFe, acesse http://sp.rnp.br/cafe - as opções apresentadas serão semelhantes para autenticação em outros serviços. A primeira tela apresentada, como pode ser observado na imagem abaixo, é a escolha da Instituição - localize UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste na lista (você pode fazê-lo digitando também).
Cafe escolha instituicao.png



  • A tela de login é apresentada, a partir do endereço https://cafe02.unicentro.br, na qual você deve informar suas credenciais de acesso, que são:
    • Acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação é o número do Registro Acadêmico e senha utilizada para acesso ao Lyceum Aluno On Line;
    • Docentes e Agentes administrativos é o login e senha utilizados para acesso ao Sistema de Gestão Universitária - SGU.
Cafe tela login.jpg


  • Caso tenha sucesso no login, a tela seguinte apresentará suas informações conforme ilustrado na imagem abaixo. São apresentadas opções referentes à duração do consentimento de liberação dos dados no serviço que se está acessando, que são:
    • Ask me again at next login (Pergunte-me novamente no próximo login) - se for acessar novamente o serviço, a tela será exibida novamente;
    • Ask me again if information to be provided to this service changes (Pergunte-me novamente se a informação fornecida para este serviço mudar) - exibirá novamente esta tela somente se for um login diferente;
    • Do not ask me again (Não me pergunte novamente) - não exibirá esta tela novamente (opção que indicamos).
Cafe fornecimento dados.jpg


  • No caso específico deste serviço, que é só uma validação de dados, a última tela apresentará seus homologados para a CAFe.
Cafe dados homologados.jpg



Problemas na autenticação

Abaixo apresentamos uma lista dos problemas mais comum que podem ocorrer. Caso não obtenha a solução para uma situação pontual, você pode solicitar suporte abrindo uma Ordem de Serviço (professores e agentes) ou contatando a secretaria do setor de conhecimento/departamento (Graduação) ou secretaria do programa (Pós-graduação) para que eles façam os encaminhamentos.


Situação cadastral na Unicentro

Para fazer uso dos serviços autenticando no CAFe via Unicentro, você deve possuir ao menos um perfil ativo, ou seja, você deve possuir ao menos um vínculo com a instituição. A autenticação federada via Unicentro é disponibilizada para:

  • Alunos que estejam cursando graduação;
  • Alunos que estejam cursando pós-graduação;
  • Professores e agentes universitários com vínculo empregatício na Unicentro.

Caso tenha dúvida sobre sua vinculação, você deve contatar a PROEN (Graduação), PROPESP (Pós-Graduação) ou PRORH (servidores).



Alteração de senha no SGU / Lyceum

Se você efetuou uma alteração de senha no SGU ou Lyceum, a replicação dessa nova senha para o CAFe pode demorar até no máximo 1 hora. Aguarde esse período e tente novamente.
Maiores informações em Tempo de sincronismo



Mensagem: "The username you entered cannot be identified"

O login que você informou está errado ou é inexistente. Confirme o login do SGU (Professores e Agentes) ou RA (Acadêmicos).



Mensagem: "The password you entered was incorrect"

A senha que você informou para acesso está incorreta. Utilize um dos mecanismos de recuperação de senha informados acima neste documento.

Tenha atenção também:

  1. Senhas são case sensitive, ou seja, distinguem letras maiúsculas de minúsculas; tenha atenção se digitou isso corretamente.
  2. Se você consegue se logar normalmente com as credenciais nos serviços do Aluno On Line ou SGU Web, mas não consegue somente acessar o CAFe, é possível que ela não esteja sincronizada ainda, caso tenha feito uma mudança recente de senha. Maiores informações em Tempo de sincronismo


Mensagem: Web Login Service - State Request

Seu tempo de sessão expirou. Retorne à tela de autenticação do serviço e reinicie o processo.




Serviços Homologados na UNICENTRO

Portal de periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 36 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.



Outros serviços disponíveis

Video@RNP

O portal de Vídeo Digital da RNP agrega três diferentes serviços (Vídeo Sob Demanda, Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV) e se integra ao conteúdo do serviço Videoaula@RNP.

O Vídeo Sob Demanda tem o objetivo de ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP (ciência, tecnologia, educação, saúde e cultura) e o acesso federado a ele permite ao usuário realizar comentários sobre os vídeos existentes e publicar novos vídeos. A publicação, no entanto, continua exigindo uma autorização prévia da RNP obtida após o pedido ser feito através do Service Desk (contatar a Coorti/Unicentro para maiores detalhes).



FileSender@RNP

O serviço FileSender@RNP consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web.

A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo. Essa garantia sobre a autenticidade das credencias do remetente é dada pelo acesso federado ao serviço (CAFe).

Como o arquivo não é enviado diretamente para o destinatário, mas sim colocado à sua disposição para download, o destinatário não precisa se preocupar com as questões relacionadas aos limites de sua caixa postal ao receber o arquivo.

Além disso, o serviço permite o envio de um mesmo arquivo para diferentes usuários e o envio de um voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico.